A Intel lança na Computex um chip de 28 núcleos

A Intel lança na Computex  um chip de 28 núcleos, e um 8086K de 5 GHz, 

Duas novas arquiteturas e mais um chip misterioso de 28 núcleos. Um chip 8086 de aniversário de 5GHz.

Duas novas arquiteturas. E isso é apenas o começo.

A demonstração da Intel de um chip PC gigante de 28 núcleos encerrará o que promete ser um importante discurso da Computex na terça-feira em Taipei, completo com um processador especial recordista Anniversary Edition 8086K, os anúncios formais das famílias de processadores Whisky Lake e Amber Lake, painéis  de um watt projetados para melhorar drasticamente a duração da bateria do laptop e muito mais.

"Mais" inclui uma olhada nos PCs móveis da Asus e da Lenovo como não uma, mas duas telas, das quais a PCWorld teve permissão para dar uma espiada exclusiva.

É uma ótima notícia para uma indústria de PCs que trabalhou duro para superar o declínio nas vendas.  “A indústria de PCs pode melhorar, o que é ótimo, e uma grande parte disso se deve à inovação que temos impulsionado com nossos parceiros de PC ” disse Gregory Bryant, vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de computação de clientes da Intel.

Bryant disse que seu discurso irá detalhar como a Intel planeja transformar o PC em uma"plataforma de contribuição pessoal".

“O PC é bom. Podemos torná-lo ótimo ”, disse ele.

Gigante de 28 núcleos da Intel

O que parece ser o maior anúncio da Intel também pode ser um mistério.  Bryant disse que vai quebrar a tradição e mostrar um processador sem aviso prévio.

Não parece haver nenhum subterfúgio: Bryant confirmou que este será um processador de soquete único dentro de um PC, com 28 núcleos. "Nós vamos mostrar isso  – em todo tipo de benchmarks e cargas de trabalho funcionando", disse ele. "Desempenho líder mundial".

No palco, Bryant apresentou o chip de 28 núcleos funciona a 5 GHz, e demonstrou no benchmark Cinebench em poucos segundos.

Em comparação, o chip Threadripper da AMD inclui 16 núcleos e 32 segmentos, o que colocaria o chip da Intel bem à frente do mercado. Competição em termos de contagem de núcleos.

A Intel não divulgaria mais detalhes sobre o chip, incluindo sua tecnologia de processo ou arquitetura, mas parece que veremos em breve – Bryant disse que será lançado durante o quarto trimestre.

Bryant não disse quanto vai custar, mas nós temos um quadro de referência. Core i9-7980XE da Intel- o processador entusiasta com a maioria dos núcleos em seu arsenal – atualmente pesa US $ 1.999.

Um chip de 28 núcleos parece que pode ser um monstro – e custa portanto, potencialmente bem acima de US $ 2.000.

Fonte : Mark Hachman
Editor sênior, PCWorld | 4 de JUNHO de 2018, às 23h35 PT

Visualizações: 10031