Mal-humorado com os problemas do USB-C? Lembre-se que as coisas costumavam a ser muito piores. Listamos alguns dos fios menos funcionais dos últimos anos

Jared Newman, da PCWorld (EUA)

06/04/2019 às 14h35

Foto: Shutterstock

Em março, muita gente foi pega de surpresa com as novas nomenclaturas do USB, que devem confundir ainda mais os usuários em um formato que, por si só, já era bastante difícil de compreender. Certamente, é algo que promete gerar muitas dúvidas. Mas sabe o que é ainda mais irritante do que um monte de formatos de conexão que são todos denominados USB 3.2? Um monte de cabos terrivelmente projetados que servem a um propósito diferente, cada um com suas próprias maneiras de incomodar. O USB-C certamente tem seus problemas, mas as formas antigas de conectar nossos PCs, telefones, periféricos, alto-falantes e discos rígidos eram muito piores.

A luta é real: todos nós temos dispositivos legados que ainda queremos manter por perto. Por isso, testamos alguns dos melhores hubs USB-C disponíveis. Mas há alguns cabos que nunca vamos perder. Esta é a nossa lista dos mais irritantes de todos os tempos.

PS/2

O que fazia: conectava mouses e teclados a PCs desktop antes do advento do USB.

Características irritantes: o arranjo circular de pinos finos do PS/2 sempre corria o risco de se entortar caso não os inserisse no ângulo correto. A extremidade plana do conector deveria apontar você na direção certa, mas isso apenas se recordasse da posição que estava voltado o conector – se para cima ou para baixo. Inevitavelmente, você teria que ficar atrás de sua torre de desktop, com a lanterna na mão, só para ter certeza.

Micro-USB

O que faz: carregava telefones e conectava certos periféricos, como controladores de jogos e teclados, para PCs e outros dispositivos.

Características irritantes: Micro-USB é um cabo prático para se ter, mas seu tamanho pequeno e design não reversível é uma fonte frequente de frustração, especialmente em situações em que você não consegue ver a porta. (Eu tenho um teclado mecânico que usa Micro-USB, e por qualquer motivo ele parece odiar estar conectado). A conexão em si também pode se soltar com o tempo, tornando o cabo (ou, pior ainda, o dispositivo) incapaz de carregar.

Micro-USB 3.0

O que ele faz: conecta principalmente discos rígidos externos a PCs em velocidades mais rápidas do que o USB 2.0 e oferece tempos de carga mais rápidos para dispositivos móveis.

Características irritantes: oo Micro-USB 3.0 teve seu coração no lugar certo, ampliando os benefícios do USB “SuperSpeed” para discos rígidos portáteis e dispositivos móveis. No entanto, a maioria dos fabricantes de celulares nunca se deu ao trabalho de abrir espaço para a conexão do cabo sidecar. (A única exceção notável foi a Samsung, que se interessou brevemente no Micro-USB 3.0 para o Galaxy Note 3 e S5 antes de voltar para a versão 2.0). Embora a porta em si seja compatível com os cabos Micro-USB 2.0, você provavelmente se sentirá, ao menos um pouco, auto-consciente sobre deixar o cabo mais rápido para trás.

Cabo Coaxial

O que faz: conecta antenas de TV a televisões (ou sintonizadores de TV para PC) e conecta cabo a modems e decodificadores.

Características irritantes: como regra geral, qualquer cabo que tenha que ser parafusado é desagradável. Mas ao contrário, digamos, de um cabo VGA, que pelo menos permanece no lugar antes de você começar a torcer parafusos, os cabos coaxiais são um trabalho de duas mãos, exigindo que você segure o cabo no lugar enquanto torce o segmento externo. O fator de extrema rigidez da maioria dos cabos coaxiais e um conector de pino alarmante e flexível, e você terá uma perfeita tempestade de incômodos.

USB Type-A

O que faz: conecta mouses, teclados, unidades de armazenamento, controladores e outros periféricos a PCs, consoles de jogos, caixas de transmissão e muito mais.

Característica irritante: sua utilidade e onipresença não estão em disputa. Mas: você nunca vai inseri-lo da maneira correta na primeira tentativa. Você pode até não acertar na segunda tentativa.

Mini-HDMI

O que faz: saída de vídeo de dispositivos portáteis – câmeras, especialmente – para televisões ou monitores.

Característica irritante: não há nada de particularmente problemático no design do Mini-HDMI, mas a grande maioria dos dispositivos portáteis não o utiliza, o que significa que é ainda mais irritante quando se depara com um dispositivo que o usa. Caso em questão: uma vez comprei um cabo Mini-HDMI para o meu sistema de jogos Nvidia Shield Portable, usei-o para conectar-me à TV uma ou duas vezes e depois nunca mais o usei. (O Micro-HDMI não é muito melhor pela mesma razão, mas pelo menos é menor).

Mini-USB

O que faz: carrega certos periféricos, como câmeras e tocadores de mídia, e os conecta a PCs.

Característica irritante: curiosidade: a única razão pela qual o Roku Streaming Stick + usa mini-USB para energia é porque suas antenas Wi-Fi são embutidas no cabo de alimentação, e a Roku calculou que menos pessoas tentariam conectar seus próprios cabos se evitassem o mais comum Micro USB. Além dessa circunstância incomum, não há motivos para continuar encomendando dispositivos com mini-USB hoje. No entanto, de alguma forma, continuo a acumular controladores de jogos, teclados e outros gadgets aleatórios (olá, LeapReader) que não fizeram upgrade do formato. Em outras palavras, o Mini-USB é irritante simplesmente porque se recusa a desaparecer.

30-Pinos da Apple

O que ele fazia: carregava iPods, iPhones e iPads e conectava dispositivos Apple a vários acessórios.

Características irritantes: embora o cabo de 30 pinos da Apple tenha muitos recursos, também era difícil de usar, com um design não reversível e um mecanismo de travamento que fazia com que você apertasse ambas as extremidades do cabo ao removê-lo. Felizmente, a Apple abriu os olhos e abandonou o sistema de trava em versões posteriores do cabo de 30 pinos – antes de substituir todo o formato pelo Lightning.

DisplayPort

O que faz: conecta PCs a monitores externos.

Características irritantes: não há cabo menos satisfatório do que aquele que você precisa apertar para desconectar. (Veja: o antigo conector de 30 pinos da Apple). No entanto, o DisplayPort tem essa sensação, e pior, não emite nenhum clique discernível quando você conecta o cabo e não oferece uma indicação clara de que você apertou com força suficiente para removê-lo com segurança. O resultado é uma combinação desajeitada de pressionar e puxar, junto com um medo sempre presente de que você está prestes a quebrar alguma coisa. De alguma forma, mesmo o VGA e DVI sentem menos irritantes.

Fio de auto-falante desencapado

O que faz: conecta alto-falantes não-alimentados a subwoofers de PC ou sistemas A/V.

Características irritantes: o fio de alto-falante desencapado é o anti-cabo, que renuncia seus plugues e portas insignificantes e, em vez disso, exige que você retire algum isolamento e manuseie a fiação exposta com seus dedos calejados. Não se liga simplesmente o fio do alto-falante. Em vez disso, você sugere apenas que seja estabelecida uma conexão entre o fio e o terminal – talvez com algumas pinças ou parafusos se tiver sorte – e ore para que tudo funcione quando você ligar o sistema.

Um modo mais fácil

Comparado a todos esses cabos e conexões antigos, ter um único cabo reversível que lida com carregamento, transferência de dados, dispositivos de entrada e saída audiovisual não parece tão ruim. Isso pode explicar por que mesmo a Apple começou a adotar o USB-C como o conector final, incluindo-o em seus mais recentes iPad Pros, em detrimento de seu conector Lightning proprietário. Quanto mais rápido acabarmos com a necessidade de um ninho de cabos para conectar nossos dispositivos, melhor.

Fonte: Pc World