Agora você pode comprar o ultra-raro processador Core i9 de 14 núcleos e 5GHz da Intel.

De Gordon Mah Ung Editor executivo, PCWorld (USA) | 11 de abril de 2019 12:27 

Se você desejar algo quase impossível, ficará feliz em saber que o processador Core i9-9990XE ultra-poderoso e super-raro da Intel finalmente chegou ao varejo.

Bem, de qualquer maneira. Como observado por Anton Shilov da AnandTech, a varejista alemã CaseKing. Anuncia o Core i9-9990XE por 2.999,00 Euros ou US $ 3.376,08 americanos. A CPU LGA2066 vem com 14 núcleos Hyper-Threaded baseados na microarquitetura Skylake-X, e pode rodar todos esses núcleos na frequência turbo de 5GHz.

Não se surpreenda se você nunca ouviu falar do Core i9-9990XE. A CPU não está no banco de dados ARK oficial da Intel. Ele só apareceu no radar quando surgiu no início deste ano como um item “somente para leilão”. E, em leilão, isso não significava que os consumidores poderiam compra-los-los ao fazer lances para eles. Isso significava que as empresas que construíram PCs sofisticados precisariam fazer uma oferta para conseguir um.

A abordagem apenas do leilão foi ridicularizada por entusiastas do PC que se sentiram de fora da ação, e por fãs da AMD que disseram que era apenas um truque de relações públicas para chamar a atenção.

A Intel nunca comentou muito sobre isso além de dizer que o Core i9-9990XE foi construído para casos de uso especiais. Um porta-voz reiterou essa posição quando pedimos um comentário sobre a disponibilidade de varejo do processador:


“O Intel Core i9-9990XE foi projetado especificamente para o setor de serviços financeiros devido a requisitos específicos do cliente. Como o Intel Core i9-9990XE foi construído com especificações exclusivas e alta frequência para atender às necessidades de carga de trabalho dessa indústria específica, ele só pode ser produzido em quantidades limitadas e não será amplamente disponibilizado. A parte será oferecida através de um leilão para garantir a justiça na distribuição de suprimentos. ”

Mas as conversas que tivemos com fornecedores de lojas indicam que o Core i9-9990XE foi principalmente uma experiência para despertar entusiasmo.

A ideia era dar aos vendedores das lojas que já existem hardware e preços exóticos um chip ainda mais exótico para seus clientes mais exigentes. Nem sempre funcionou dessa maneira.

O criador de sistemas Puget Systems deu ao Core i9-9990XE ,uma boa experiência e descobriu que ele é um processador estupidamente rápido. Mas, mesmo assim, Puget decidiu que não venderia sistemas contendo o chip de tanta potência, alegando falta de garantia, disponibilidade imprevisível e produção excessiva de calor.

Fonte: Pc World (USA)