5. Sistema de Arquivo no Linux (File System) – Parte 2

5.4.3.12.1 – Subdiretórios /usr (permanente)

Em um sistema típico teremos mais ou menos os seguintes diretório :
 

X11R6     Sistema X Windows Versão 11 release 6
X386	       Sistema X Windowss Versão 11 release 5 em plataformas  X 386
bin	       A maioria dos comandos de usuário
dict	       Listas de palavras
doc	       Documentação miscelânia
etc	       Configuração do  Sistema
games     Jogos e arquivos educacionais
include    arquivos header(cabeçalhos)  incluidos por programas C
info	       Diretório primário, o  sistema GNU Info
lib	       Biblilotecas
local	       Hierárquia local
man 	       Manual on line
sbir	       Arquivos de Administração do  Sistema não vitais
share       Informação  independente da arquitetura
src	       Código fonte

Os seguinte links simbólicos a diretórios podem estar presentes. Esta possibilidade baseia-se na necessidade de preservar a compatibilidade com sistemas anteriores haja visto que em todas as implementações pode asumir o uso da hierarquia /var, poderão existir os seguintes links :
 

/usr/adm ——————> /var/adm
/usr/préerve ——————> /var/préerve
/usr/spool ——————> /var/spool
/usr/tmp ——————> /var/tmp
/var/spool/locks——————> /var/lock


Uma vez que o sistema não precise mais de alguns dos liks anteriores, deve existir um links deste /usr/X11 apontando para a hierarquia do sistema X Windows atual.

5.4.3.12.2 – Subdiretório /usr/X386

É composta do sistema X Windows, versão 11 release 5 em plataformas X 86, esta hierarquia é geralmente idêntica a /usr/X11R6, exceto que os links simbólicos de /usr devem estar ausente se estiver instalado /usr/X11R6.

5.4.3.12.3 – Subdiretório /usr/bin

É composta da maioria dos comandos do usuário, este é o diretório principal de comandos executáveis no sistema possui o mh (comandos para o sistema de manipular e-mail MH) e o X11 (link simbólico até /usr/X11R6/bin).

Os interpretadores de scripts dos shell (invocados com #! <rota> na primeira linha do script de shell) não podem depender de uma rota, é vantajoso o padronizar a localização dos elos.

A shell Bourne e C é tão fixos em /bin, pois Perl, Pethon, Tlc se encontram em muitos lugares diferentes /usr/bin/perl, /usr/bin/pethon e /usr/bin/tcl devem referênciar a os interpretador de shell perl, pethon e tcl respectivamente. Estes podem ser links simbólicos a localização física dos interpretador da shell.

5.4.3.12.4 – Subdiretório /usr/dict – Listas de palavras

Arquivos recomendados em /usr/dict (words), tradicionalmente esta diretório contém somente arquivos words de palavras inglesas, o qual é utilizado por "look" para vários programas de ortografia, words pode utilizar ortografia americana ou britânica.

Os usuários que precisam ambos, podem concatenar words a /usr/dict/american-english ou /usr/dict/ british-english.

As listas de palavras para outros linguagem pode usar o nome em inglês para a linguagem, por exemplo, /usr/dict/french, /usr/dict/danish, etc.

Estes devem, se possível, utilizar o jogos de caracteres ISO 8859 que faz aprópriado para linguagem em questão, e se possível, o jogo de caracteres ISO 8859-1 (Atin1) deve ser utilizado (muito raramente é possível fazê-lo)


Qualquer outra lista de palavras, tal como o diretório web2, deve ser incluido aqui, É razoável ter aqui só as listas de palavras, e que elas são os únicos arquivos comum a todos os verificadores de ortografia.

5.4.3.12.5 – Subdiretório /usr/etc

Contém a configuração do sistema, porém armazenar a configuração /usr/etc do software que se encontra em /usr/bin e /usr/sbin é um problema.

Montar /usr somente para leitura de um CD-ROM ou através de NFS é difícil no melhor dos casos. Uma possível solução que considerada foi eliminar completamente /usr/etc e especificar que todas as configurações se armazenem em /etc.
Acontece que existe a possibilidade de que muitos site podem querer ter alguns arquivos de configuração que não estejam na sua máquina local.

Eventualmente, decide-se que /etc deverá ser o único diretório que seja referenciado pelos programas (Isto é, todos devem buscar configurações em /etc e não /usr/etc). Qualquer arquivo de configuração que necessissário para todo o sistema e que não era necessário antes de montar /usr (em uma situação de emergência deve estar localizado em /usr/etc).

Arquivos especificos em /etc, em máquinas específicas podem ter ou não um link simbólicos aos arquivos de configuração localizados em /usr/etc. Isto também significa que /usr/etc é tecnicamente um diretório opcional no sentido restrito, mesmo assim recomendamos que todos os sistemas LINUX o incorporem.

Não é recomendado que /usr/etc contenha links simbólicos que apontem para arquivos /etc. Isto é desnecessário e interferem no controle local das máquinas que compartem o diretório/usr.

5.4.3.12.6 – Subdiretório /usr/include

Neste diretório é onde todos os arquivos include de uso geral do sistema para programação em linguagem C e C++ podem ser localizados.

Descrição dos principais sudiretórios de /usr/include :

Visualizações: 1002478

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Pages ( 1 of 11 ): 1 234567891011Next »