ADSL -Introdução
Nos últimos anos, os usuários de computadores vêm conseguindo um aumento na velocidade de conexao à Internet. Há algum tempo atrás os modens trabalhavam com linha analógica e atingiam velocidades de 33600 bps (bits por segundo).
No início isso era uma velocidade aceitável, mas com o passar do tempo as necessidades dos usuários foram aumentando e novas tecnologias eram esperadas.
Com o aparecimento das linhas digitais as velocidades atingidas chegaram até 56000 bps.
Com essa tecnologia podia-se enviar e receber arquivos de texto com uma performance bastante aceitável.
Mas, com a necessidade de transmissao de dados multimídia as linhas digitais tinham uma performance já nao desejada para grande parte dos usuários que queriam qualidade e rápida transmissao.
Entao surgiu uma nova tecnologia, que permite atingir velocidades maiores que as com os modens convencionais, utilizando a mesma rede telefônica. Essa tecnologia se chama ADSL.
O que é ADSL
O termo ADSL, que significa Linha Digital Assimétrica para Assinantes (do inglês, Asymmetric Digital Subscriber Line), foi concebido em 1989 e nao se refere a uma linha, mas a modens que convertem o sinal padrao do fio de telefone par-trançado em um duto digital de alta velocidade.
Os modems sao chamados "assimétricos" porque eles transmitem dados do seu computador em uma velocidade menor que os recebe.
O sistema ADSL atinge velocidades altas comparado aos sistemas de transmissao de dados atuais.
ADSL permite de mais de 6 Mbps (megabits por segundo) de recepçao de dados para um usuário (atingindo ao máximo, hoje, 9 Mbps), e chegando a 640 kbps (quilobits por segundo) de transmissao de dados para a rede (máximo de 1 Mbps).