Esta tecnologia, também conhecida por Cable Modem, utiliza as redes de transmissão de TV por cabo convencionais (chamadas de CATV – Community Antenna Television) para transmitir dados em velocidades que variam de 70 Kbps a 150 Mbps, fazendo uso da porção de banda não utilizada pela TV a cabo. Pesquisas americanas mostraram que, entre 2004 e 2005, houve um aumento de 29% no número de usuários de Internet via cabo.

Utiliza uma topologia de rede partilhada, onde todos os utilizadores partilham a mesma largura de banda.

Para este tipo de acesso à internet utiliza-se um cabo coaxial e um modem. O computador do usuário deve estar equipado com placa de rede Ethernet. Nela, conecta-se um cabo par-trançado (UTP). A outra extremidade deste cabo deve ser ligada ao modem. Ao modem, também é conectado o cabo coaxial da TV, que servirá para conectar o usuário à Internet. Outra forma de conexão é através de um conector USB, cujo modem de rede conecta-se ao computador através de um cabo.

Há, atualmente, quatro normas aplicáveis à transmissão de dados via cabo:

 

* DOCSIS 1.0/EuroDOCSIS 1.0
Data Over Cable Service Interface Specification (DOCSIS) é um padrão utilizado em telecomunicações por cabo, especialmente para prover acesso à internet. O padrão foi desenvolvido pela CableLabs com a colaboração das empresas ARRIS, BigBand Networks, Broadcom, Cisco, Conexant, Correlant, Harmonic, Intel, Motorola, Netgear, Terayon e Texas Instruments.


* DOCSIS 1.1/EuroDOCSIS 1.1
* DOCSIS 2.0/EuroDOCSIS 2.0
* DOCSIS 3.0/EuroDOCSIS 3.0

Modem Cabo CATV .

A diferença entre DOCSIS/EuroDOCSIS prende-se com a forma como se utiliza o espectro de frequências no cabo, estando a norma EuroDOCSIS mais vocacionada para o mercado europeu. A norma DOCSIS foi no entanto a primeira a ser desenvolvida.

As normas DOCSIS 1.0 e 1.1 são actualmente as mais utilizadas. A norma DOCSIS 2.0 exige alterações importantes nos equipamentos do ISP e como tal está a mostrar mais resistência na sua adaptação. A norma DOCSIS 3.0 exige também alterações nos equipamentos dos ISP's e normalmente a troca de modems de clientes, para utilização da mesma.

Mais recentemente foi desenvolvida a norma PacketCable (e a correspondente EuroPacketCable) que define a forma como se pode implementar telefone no cabo. Atualmente no Brasil, a NET Serviços em parceria com a Embratel utiliza a tecnologia no seu serviço NetFone, entre outras empresas.

Estão também a ser desenvolvidos novas normas para VideoOnDemand, Televisão Interactiva e Televisão Digital.

No Brasil, as duas maiores companhias de TV a cabo NET e TVA disponibilizam o serviço. Requer do usuário um modem apropriado. Em Portugal, todas as companhias de TV por cabo disponibilizam internet por cabo: TVCabo, Cabovisão, Bragatel, TVTEL, Pluricanal. A maior velocidade disponível em Portugal é de 2 Gigabits e é oferecida pela ZON. A Norma DOCSIS/EuroDOCSIS 3.0, permitem aumentos consideraveis de até 150mbps na direção de downlink, sendo que também é possivel o "bonding" de links, ou seja: A possibilidade de unir varios modems em um mesmo local em varios circuitos em um unico pc ou roteador, fazendo com que todos juntos, tenham uma unica velocidade maior em balancing ou multilink. Este tipo de tecnologia existe na Cabovisão tendo velocidades de 150 Megas sendo um contrato de 120 Megas.